segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Organização da Informação - Resumo da terceira aula

Um banco de dados é um conjunto de dados que apresenta uma estrutura específica onde se organizam determinadas informações e que se são utilizadas para um mesmo fim. Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma reduzida ou estendida. O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas.

Os bancos de dados são utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computadores. Os bancos de dados são o método de armazenamento preferencial para aplicações multiusuários, nas quais é necessário haver coordenação entre vários usuários. Entretanto, são convenientes também para indivíduos, e muitos programas de correio eletrônico e organizadores pessoais baseiam-se em tecnologias padronizadas de bancos de dados. Há uma grande variedade de bancos de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo até gigantescos bancos de dados com muitos milhões de registros, armazenados em servidores complexos sistemas de memórias.

A apresentação dos dados geralmente é semelhante à de uma planilha eletrônica, porém os SGBD possuem características especiais para o armazenamento, classificação, gestão da integridade e da recuperação dos dados. Com a evolução dos padrões de conexão entre as tabelas de um banco de dados e programas desenvolvidos em linguagens como C++, Delphi, Java, Visual Basic e outras, a apresentação dos dados, bem como a navegação, passou a ser definida pelo programador ou pelo designer de aplicações. Como hoje em dia a maioria das linguagens de programação fazem ligações a bancos de dados, a apresentação destes têm ficado cada vez mais a critério dos meios de programação, fazendo com que os bancos de dados deixem de restringir-se às pesquisas básicas, dando lugar ao compartilhamento em tempo real de informações, mecanismos de busca inteligentes e permissividade de acesso hierarquizada.

As aplicações dos bancos de dados são inúmeras e com interligação a todos os tipos de softwares existentes. Um banco de dados é a forma preferida de armazenamento para aplicações multiusuários onde a coordenação entre estes é necessária. Usuários individuais também fazem uso desta ferramenta já que os programas de correio eletrônico e organizadores pessoais estão baseados em tecnologia de banco de dados padrões.

Nenhum comentário: